Elas Na Musica Portuguesa | Tributo às Mulheres da Música AlternativaPortuguesa |
Como tudo começou?
O metal em Portugal segue uma tradição já antiga, quem não se lembra dos Alkateya ( que felizmente estão de volta ), Tarantula, V12 ou mesmo dos Procyon? Tradição antiga esta mas na versão masculina. Do que tenho conhecimento, as primeiras bandas com elementos do sexo feminino a aparecerem foram as já extintas Mary Jane , as bem conhecidas Voodo Dolls, e as também famosas Black Widows. Por outro lado, também começavam a brilhar as mulheres em bandas compostas igualmente por homens. Quem não se lembra do vozeirão da vocalista de Candle Serenade ou da pedalada da Sara dos Agonizing Terror.
Felizmente, este movimento que começou em meados dos anos noventa, tem trazido repercurssões bem vísiveis nos últimos cinco anos, onde em paralelo com o boom de Female metal powerno mundo, as nossa portuguesas começaram a brilhar. Bandas como Aenima,Oratory e Black Widows já deram a conhecer bem lá fora a alma lusa em versão bem feminina. Por outro lado, neste momento assistimos também a um aparecimento sensacional de vocalistas e de bateristas, cada uma melhor que a outra!
Este site, tem assim como finalidade fazer o tributo às mulheres que tem dado musica ao nosso panorama musical underground, e igualmente para dar as boas vindas a todas aquelas que agora se estão a iniciar com muita força!